| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Zine O PrOpAgAnDiStA
Desde: 08/09/2003      Publicadas: 52      Atualização: 11/10/2005

Capa |  ANARQUIA!  |  Boletim do Kaos!  |  CPTM  |  CURIOSIDADES  |  Suburbano Convícto


 ANARQUIA!

  29/12/2003
  0 comentário(s)


boicote à Coca-Cola

22 de julho – Dia Mundial de boicote à Coca-Cola

boicote à Coca-Cola

A Colômbia vem se constituindo como modelo de uso extremado da violência para a imposição do neoliberalismo. Todas as formas de organização social que tentam resistir estão sendo exterminadas: indígenas, camponeses e trabalhadores são assassinados por se oporem às pretensões capitalistas. Assim, a cada ano, na Colômbia são assassinados mais sindicalistas que em todo o resto do mundo.


A Coca-Cola Company, a Coca-Cola de Colômbia e a sua filial Panamerican Beverage-Panamco S.A. – adquirida por Coca-Cola FEMSA y Bebidas Y Alimentos de Uraba S.A. -são responsáveis por ações ou omissão nesta política de aniquilamento contra o movimento social. Essa criminosa política já levou ao assassinato de nove trabalhadores, dois foram exilados, 48 foram expulsos de seus locais de moradia/trabalho e 67 estão sob ameaça de morte. Além desses, cerca de 15 trabalhadores estão presos devido a falsas acusações de serem terroristas, numa tentativa de estigmatizar e demonizar a atividade sindical.


Organizações mundiais de direitos humanos denunciam que grupos paramilitares, que atuam em cumplicidade com as forças armadas e organismos de seguridade do Estado, constantemente são utilizados nessas atividades de repressão em favorecimento às multinacionais e suas filiais. Essa brutal repressão contra os dirigentes sindicais está obrigando a centenas de trabalhadores a se desfiliarem de suas organizações de classe. Muitos trabalhadores conscientes, assustados e intimidados, demitem-se das empresas Coca-Cola mesmo colocando em risco a sustentação econômica de suas famílias. Sob esse quadro, os acordos/contratos coletivos são ignorados, se impõem baixos salários e cerca de 86% dos trabalhadores são terceirizados (subcontratados).


Esta política trabalhista construída sob clima de terror tem permitido à Coca-Cola aumentar enormemente seus lucros.


Também em outros países – como Guatemala, Filipinas, Paquistão, Índia, Israel, Venezuela, etc – o movimento social tem denunciado a Coca-Cola por ela utilizar-se, diretamente ou por meio de suas filiais, da violência, dos abusos, de participar do financiamento à oposição a governos democraticamente eleitos e do descumprimento das leis trabalhistas, sempre com o objetivo de alcançar seus objetivos econômicos e de mercado. A multinacional também vem sendo denunciada pela prática da discriminação racial, pelo uso irracional da água com danos ao meio ambiente, e por não se comprometer com os consumidores a não utilizar, como matéria prima, produtos modificados geneticamente.


Afirma-se que a Coca-Cola usa folha de coca em seus produtos, no entanto, indígenas que a produzem desde tempos remotos são duramente reprimidos pó isso.


O SINALTRAINAL (sindicato nacional da categoria na Colômbia) está promovendo uma ação judicial contra a Coca-Cola e suas filiais na Colômbia em uma corte nos Estados Unidos, com fundamento na lei Alien Torts Claims Act (atos de prejuízos a estrangeiros), por esses abusos a que os trabalhadores sindicalizados estão sendo vitimados pela multinacional norte-americana.


Em 2002, várias organizações internacionais do mundo realizaram uma audiência pública popular denominada Héctor Daniel Usech Berón (um dos trabalhadores assassinados pela repressão) – Contra a Impunidade SINALTRAINAL Clama por Justiça. Nessa audiência ficou decidido que a partir do dia 22 de julho próximo terá início uma campanha mundial de boicote à Coca-Cola. Na audiência foi também aprovada uma proposta de se exigir a reparação integral das vítimas (ou a seus familiares) da repressão, exigência essa entregue à multinacional no início de 2003.


A Campanha Mundial de Boicote à Cola-Cola se consiste em uma série de atividades que vão desde a não se consumir mais produtos da empresa, a não ser cliente de bancos nos quais a multinacional mantenha investimentos, promover atos de denúncias, protestos e mobilizações conscientes que venham a somar no objetivo de obrigar a Coca-Cola a reparar integralmente os danos causados aos trabalhadores e à população.


Do governo colombiano são exigidos o fim da criminalização dos movimentos sociais e dos trabalhadores e da política de prisão de dirigentes sindicais e populares. É exigido também que o governo comprometa-se com um processo de solução política que venha permitir ao povo colombiano a conquista da paz e do bem estar.


Nossa luta é pela paz com justiça social e pelo bem estar dos povos. Por isso apoiamos a luta contra a guerra, contribuímos com a construção de movimentos contra a globalização capitalista, participamos da luta contra a Alça compartilhamos das iniciativas da Aliança Social Continental, do Fórum Social Mundial e de todas as atividades e ações que busquem permitir aos povos alcançar a felicidade, a soberania e a liberdade.


Por que amo a vida... não consumo Coca-Cola

Porque ela financia a guerra... não consumo Coca-Cola

Não consumo Coca-Cola... não financio a morte!





Comitê Internacional da Campanha Mundial contra a Coca-Cola Para que Cesse a Violência na Colômbia!




(c) copyleft - todo o conteúdo desta página pode (e deve) ser reproduzido, a citação da fonte não é obrigatória, porém é uma forma de apoiar nosso trabalho


  Mais notícias da seção ação direta no caderno ANARQUIA!
01/06/2005 - ação direta - A chuva lavou a cidade, mas não levou a Bicicletada!
Nessa sexta-feira, 3 de junho, cicloativistas de SP saem no trânsito do fim de tarde para falar sobre bicicleta com os motoristas. ...
04/03/2005 - ação direta - Calendário de luta contra o aumento, pelo passe-livre!
Lutar pra viver... ..viver pra lutar!...
04/03/2005 - ação direta - Carta pública em repúdio ao aumento de tarifa em São Paulo
Organizando a luta contra o aumento de passagem. ...
13/09/2004 - ação direta - Novas provas de crueldade em Barretos
CONTRA A CRUELDADE...
16/04/2004 - ação direta - ATO CONTRA A ALCA EM SÃO PAULO A20
Contra a ALCA e contra as reformas estruturais desse governo corrupto....
17/03/2004 - ação direta - O LEVANTE DA JUVENTUDE
O último levantamento do Banco Mundial diz que 54,7 por cento da humanidade vive em estado de miséria ou pobreza extrema. São 2 bilhões e 800 milhões de pessoas sobrevivendo com menos de 2 dólares por dia, 310 milhões delas com menos de 1 dólar. Nas estatísticas oficiais, essas pessoas – mais da metade da população mundial – são diferen...
09/02/2004 - ação direta - Boicote ao Mc câncer
veja alguns motivos>>>>...
13/01/2004 - ação direta - A verdade sobre o McDonalds
matéria scaneada do Jornal 'O BANCÁRIO'...
27/11/2003 - ação direta - COCA-COLA é isso aí!
Isso que é Mil e Uma Utilidades em... Coca-MultiAção.... essa porra corroi toda a parede do nosso estomago e tem gente que não conssegue ficar 1 dia sem tomar.... é fouuddaa , alem de fazer mau, alimenta o capitalismo e usa a sede do consumismo para lucrar! ...
25/11/2003 - ação direta - boicote a revista Veja
Jornada pela democratização da mídia, movimento que combate a marginalização dos movimentos sociais ...



Capa |  ANARQUIA!  |  Boletim do Kaos!  |  CPTM  |  CURIOSIDADES  |  Suburbano Convícto
Busca em

  
52 Notícias